Como escolher a máquina de lavar roupas ideal


Buscapé - Um lar para Amar
Fonte: Thinkstock

Todos sabem que os eletrodomésticos são indispensáveis para o conforto do lar, e a máquina de lavar roupas é um dos mais importantes. A máquina nos poupa de muito trabalho, de esfregar manchas, de perder tempo lavando na mão aquela pilha de roupas que parece não ter fim... é muita praticidade!

Mas com tantos modelos disponíveis no mercado, como escolher qual é a máquina ideal para seu estilo de vida? É necessário entender quais são as especificidades desse eletrodoméstico:

Capacidade: a capacidade significa quantos quilos de roupa a máquina comporta. Se você tem uma família grande ou costuma lavar muitos edredons, por exemplo, o ideal seria uma máquina de 10 kg, 15 kg ou 20 kg. Se você mora sozinho ou com mais uma pessoa e não precisa de tanta capacidade, opte por um modelo mais simples, de 5kg ou 6kg. Escolha a capacidade de acordo com as necessidades da sua casa.

Automática x Semiautomática: as máquinas automáticas são mais completas, porém mais caras. Elas permitem um ciclo completo de lavagem, desde o molho até a centrifugação. As semiautomáticas são mais baratas e precisam de atenção, uma vez que não fazem o “trabalho completo”.

Tampa: você pode optar por um modelo com a tampa frontal ou superior. A tampa superior não exige esforço das costas e pernas para se abaixar, enquanto a tampa frontal economiza mais água.

Tanquinho x Centrífuga x Máquina: o tanquinho é um aparelho mais simples, usado para “bater” a roupa. A centrífuga possui um sistema que retira o excesso de água da roupa, facilitando seu trabalho, mas consome mais energia. A máquina tradicional é o equipamento mais eficiente, pois possui diversas funções.

Funções: secadora, aquecimento, inverter, modo econômico, reaproveitamento de água, trava de segurança... existem diversas funções que deixam a máquina mais completa, mas lembre-se de escolher as que realmente serão úteis para seu estilo de vida.

Selo PROCEL: este selo foi criado para indicar quais produtos possuem os melhores níveis de economia de energia. As máquinas que possuem o Selo Tipo A são as mais econômicas. Fique de olho!

Agora que você sabe o que significa cada característica desse eletrodoméstico, anote essas dicas pontuais:

• Meça sua lavanderia ou área de serviço antes de ir à loja;
• Não esqueça de checar a voltagem do aparelho, pois máquinas não são bivolts;
• Cheque as informações do produto na etiqueta do Inmetro;
• Já existem muitos modelos com a função “esterilização”, então, se você tem um bebê, essa tecnologia vai te ajudar muito.

Ficou muito mais fácil escolher qual a máquina ideal para você, sua casa e sua família, não é? Boas compras!


Este post foi uma contribuição do Buscapé para o blog Um Lar para Amar.

You Might Also Like

4 Comments

  1. A máquina de lavar é a melhor amiga das donas de casa, facilitam muito o dia-a-dia, economizam água, e são bastante eficiente. A minha máquina é uma centrífuga, mas estou desejando muito uma lava e seca.

    Beijos Carla!

    www.recebendovisitas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla!

    Primeira vez no seu blog e quanta coisa bacana,já vou aproveitar para te seguir!

    Adorei o post sobre as máquinas de lavar,está com várias duvidas referente ao assunto e acabei esclarecendo todas elas rsrs.
    Venha conhecer e fazer parte do meu cantinho também.Bjinhos

    http://casadreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros.
    conheça nosso site; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros.
    conheça nosso site; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir