Como escolher o melhor tipo de lâmpada para o seu ambiente? Ou melhor, luz quente ou luz fria?

Quando eu era mais nova ficava me perguntando “Por que as pessoas dizem luz quente ou luz fria? Todas as vezes que toco na lâmpada ela está sempre quente”, hoje eu entendo que o que difere não é a temperatura de quando a lâmpada está ligada e sim ao efeito que ela dá ao ambiente. Deixa eu explicar!

A luz fria é a luz mais aproximada do azul, o que chamamos de ultra-violeta, que deixa o ambiente “acordado”. Vemos esse tipo de iluminação em diversos lugares, como: farmácias, mercados, hospitais e até mesmo na nossa casa!

A luz quente é a luz mais aproximada do vermelho, o que chamamos de infra-vermelho, que deixa o ambiente aconchegante. Vemos esse tipo de iluminação em: cinemas, teatros, museus.


Aqui está uma imagem para você entender melhor do que estamos falando!


Agora vamos para a parte interessante: como aplicar na nossa casa?

Como você já aprendeu o conceito de luz fria e luz quente, você já deve imaginar qual iluminação usar em cada ambiente! Mas vale lembrar que podemos mesclar num só ambiente os dois tipos de luz.

Vamos aos exemplos!

Cozinha:

É necessário o uso de luz fria para poder trabalhar no local, conseguir enxergar com clareza o cozimento, os cortes de alguma verdura, a limpeza do local.


Banheiro:

Neste ambiente também é recomendado o uso de luz fria, para banhos, limpezas, higienização e etc.


Sala de estar:

Na sala, onde você irá se socializar com sua família, receber amigos, ter um tempo de descanso após um longo dia de trabalho, é recomendado a luz quente, pois transmite aconchego, calmaria.

Que também serve para o quarto, pois é o lugar que você irá descansar o corpo, recarregar as energias!



E como último exemplo, como mesclar os dois tipos de iluminação?



É um ambiente que você precisa trabalhar, preparar o alimento, mas pode receber os amigos também e se sentir confortável!




Onde encontrar essas lâmpadas? Não tem mistério! Praticamente todo lugar vende-se lâmpadas, até mesmo no mercado!!! E o valor varia de R$5 a R$30,00.









                          









E aí, gostou das dicas? Comenta aí em baixo se tiver alguma dúvida! :) 








Sou Leticia Savaget, estudante de Arquitetura e Urbanismo!
Instagram: @lesavaget - adoro conversar, aprece por lá ;)

You Might Also Like

0 Comments